Deus que causa reviravoltas nas vidas

 

Em  João 9: 1 ao 36 a palavra de Deus nos trás ao coração que Deus causa reviravoltas sempre que ele chega na história da vida de um escolhido. E o que é essa reviravolta.

Reviravolta" significa uma mudança brusca e inesperada numa situação, como uma virada súbita nos acontecimentos, um giro inesperado ou uma transformação radical de uma condição, o que também se refere a uma pirueta no sentido literal. 

A etimologia da palavra advém da junção do verbo "revirar", que significa dar uma volta ou reverter algo, com o substantivo "volta", indicando uma volta ou giro, resultando na ideia de dar-se uma volta sobre algo ou a si mesmo. 

E lemos um texto que de fato foi uma reviravolta em uma situação que desde a criação do mundo nunca se ouviu que mudou, que foi transformada. Uma situação para os homens irreversíveis a cura do cego de nascença. ( jo. 32,33,34)
Jesus causou uma reviravolta em todos os sentidos na vida do cego de nascença e vamos entende-la através dessa palavra.

 O homem era cego de nascença.


Existem algumas especificidades comuns às pessoas com deficiência.

  • Identidade e percepção de si: Pessoas que nascem com uma deficiência constroem sua identidade já incluindo essa condição como parte integrante de suas vidas. Isso influencia no desenvolvimento de habilidades, na forma como percebem o mundo e como se relacionam com ele. (No caso do cego de nascença de João 9, ele já estava acostumado com sua situação e não criava expectativa de cura. Em suas próprias palavras, afirmou que “jamais se ouviu dizer que alguém que nasceu cego tivesse sido curado”).

  • Adaptação e estratégias: Ao longo da vida, aprendem a desenvolver recursos e estratégias próprias para lidar com suas necessidades e desafios cotidianos.

  • Preconceito e aceitação: Também enfrentam as reações sociais, o preconceito e a incompreensão, aprendendo a lidar com essas situações e a buscar aceitação.

 

 Mais uma grande reviravolta acontece quando Jesus resolve glorificar seu nome na vida do cego.

 

1.      Jesus pega sua saliva, unta ao lodo e diz ao cego vai ao tanque de siloé e lava-te. ( unção criadora ) o homem de pó, a saliva de Deus ( matéria espiritual) e a obediência do homem.

2.      Determinadas reviravoltas tem a ação de Jesus no campo do impossível e nossa no campo da fé e obediência.
disse o cego: “eu fui, lavei-me e vi’’.

 

      Agora vamos entender o processo da reviravolta e como elas geralmente acontece.

 

a)      Quando alguém quer saber se o que estamos passando é culpa nossa de nossos delitos. O que estamos fazendo para merecer tais situações.

b)     Aquele cego de nascença que fora visto mais que nunca foi tão acessado ganha notoriedade que jamais imaginou. Não foi só a visão dele que se abriu mais de todos em sua volta.

c)      Primeiro os discípulos, depois os vizinhos, depois alguns sem nome, depois os fariseus, depois os judeus e os pais daquele homem.

d)     Todos queriam saber se eram ele e  como aconteceu? Queriam saber quem fez? Queriam saber o que ele dizia de quem fez?

e)      Quantas voltas ele teve que fazer, um chamava para o lado e outro.

f)        E ele dizia: SOU EU, passou a ter nome. De cego para discípulo e de discípulo a professor.

 

 Quando as reviravoltas acontecerem somente adore, Deus irá te surpreender então glorifica o nome dele. 

Se gostou dessa mensagem compartilha com seus amigos e deixe seu comentário. 

 

 

 

 

Comentários

PUBLICAÇÃOES MAIS VISITADAS PÉROLAS DA PALAVRA

Silêncio de Deus: Como Permanecer Firme aprenda

Quem Sou -Miss. Ana Paula/ Pérolas da Palavra

Devocional: Depois do Dilúvio, Vem o Recomeço – Gênesis 8:1

Mefibosete: Será restituído

A Oração da Fé: Qual Poder para Curar e Libertar entenda.